23 de jun. de 2018

O advento das redes sociais


Analisando os últimos fatos da humanidade, percebemos que limites e fronteiras do Mundo caíram há tempos.
Antigamente para você ter contato com outras culturas, países, pessoas, seria necessário você ler livros de História/Geografia e/ou gastar uma quantia monetária considerável para comprar uma passagem para o local de destino. E com isso teríamos outros problemas como barreiras linguísticas, cultura, modos de vidas e afins.
Mas com o avanço da tecnologia, que colocou um computador mais perto de uma cartucheira de cigarro, chamado de celular, nas nossas mãos, vemos que não existe mais limites para se comunicar com outros países e pessoas das mais diversas culturas.
Hoje em dia, existem tantos app’s de tradução, que podemos usar (de forma ridícula) para nos comunicar com pessoas em idiomas que nem sabíamos que existia. Vide o vídeo do repórter que usou o Google Translate, para fazer uma pergunta durante uma coletiva de imprensa na Copa.
Mas o que isso tudo tem a ver com a frase que encabeça a nossa conversa?
Simples; com toda essa tecnologia, nós, meros mortais, perdemos a coragem para usar o ‘dom da palavra’ para falar as coisas mais simples.
Como, por exemplo, falar o que nos incomoda para a pessoa-alvo.
E com isso acabamos usando as redes sociais, app’s de comunicação com seus gagdets e sub-apps, para mandar as famosas ‘indiretas’.
Frases/textos soltos no ar para atingir uma pessoa ou um grupo de pessoas. E aí cabe a pergunta: por que não chegar e de forma direta falar o que pensa?
Não existe a necessidade de tudo se colocar na rede social. Não tem necessidade de colocar nossas fragilidades, insatisfações e magoas para milhões de pessoas verem, apenas com o intuito de um like ou visualização. E nesse ponto, posso e vou soar de forma hipócrita, porque eu mesmo faço isso. E compreendo que a facilidade encanta e é tentadora.
Mas fico me perguntando: até aonde isso vai? Até quando vamos nos esconder atrás de uma frase, musica, texto, sátira, com o único intuído de não revelar ou alfinetar a pessoa que nos desagrada, para que milhões de pessoas possa nos ver?
Porque uma das maiores verdades que poderiam aparecer na net/vida/rede social é que “A internet nunca esquece”. Tudo o que você colocou um dia na web, ainda está lá, em algum lugar e provavelmente isso poderá e será usado contra você, numa situação futura.
Então o meu pedido aqui é: sejamos mais honestos com tudo em nossas vidas. Magoas, tristezas e frustrações não irão desaparecer só porque você colocou isso de forma ambígua na internet.
Sejamos honestos com nossos sentimentos, sejam eles benéficos ou não. Mas sejamos francos e paremos de jogar poeira ao vento; até porque em algum momento isso vai atingir os olhos de alguém, e pode ser que nem seja quem você mirou na hora.

Nenhum comentário: