2 de fev. de 2010

E Hamlet diria: “Trair ou não trair, eis a questão”.


Espero que o espírito do [magnífico] escritor William Shakespeare me perdoe pela piadinha envolvendo um dos seus mais famosos livros, a qual o príncipe da Dinamarca, Hamlet, faz a declamação mais famosa do mundo “Ser ou não ser, eis a questão”.

A minha leve alteração é para colocar em pauta uma das duvidas mais absurdas dos homens e das mulheres, também.

Qual mulher que nunca se viu em uma situação em que não sabia se traia ou estava sendo traída pelo seu companheiro? E qual homem que nunca esteve na mesma posição?

A verdade, por mais dolorosa que seja, é que tanto homens quanto as mulheres tem em seus gens a predisposição de terem o maior numero possível de parceiros sexuais. Não estou fazendo valer a máxima que “homem que é homem tem que ter varias mulheres para medir sua potencia sexual”.

Se formos ver em nossos antepassados (lá nas cavernas), poderemos ver que em decorrência da escassez de parceiros sexuais (tanto da parte dos homens quanto das mulheres) a tendência era que o “macho” copulasse com o maior numero de “fêmeas” e vice-versa. Até porque a ordem natural ditada pelo cérebro era procriar.

Se formos pesquisar ao derredor do mundo veremos que a monogamia é o caso raro, sendo executada em 43 das 238 sociedades; é um numero realmente pequeno, não acham?

A traição é um elefante que é colocado nas costas das pessoas da nossa sociedade, mas aprendemos a lidar com isso de tal forma que a dor da descoberta ficou menor desde que saibamos pela pessoa que está ao nosso lado.

Porem independente disso tudo nos tornou tão dependentes de uma relação estável que não sabemos como fugir da possibilidade (mesmo que fictícia) de sermos traídos e em dados momentos tende a destruir o mesmo relacionamento mesmo sem ter ocorrido a traição.

Mas o que constitui uma legitima traição? Um olhar, um toque, uma fala? A verdade é que não existem modos de medir quando começa uma traição, mas nem por isso quer dizer que seja o fim do mundo.

4 comentários:

Nany Rabello' disse...

traição não é simplesmente física/sexual. ela acontece no momento que o sentimento que une o casal [seja ele qual for] é posto em xeque.
é algo que eu não sou capaz de perdoar.

Ella ABp disse...

Eu concordo plenamente com a Nany nesse ponto.

Sexo Verbal disse...

Seu post foi publicado, garoto.
Abraços,

Enfil

Lucas_DF disse...

Estou passando por uma situação que eu sou noivo e tem uma vizinha minha q é linda, gostoso, mais experiente e está doida pra transar comigo. Minha noiva está muito desatenciosa só pq vamos casar mes que vem. Eu estou sendo mt envolvido por ela. Se minha noiva fosse mais presente eu naum estaria nessa dúvida cruel.