24 de dez. de 2009

Entendendo um pouco do Natal


Em chegando o natal as pessoas começam a pensar sobre o que essa data realmente representa para eles. O que eu vou fazer aqui é promover um sentimento de raiva pela minha pessoa, mas não quero que levem para o lado pessoal.

Eu há muito tempo não vejo graça no natal, considerando-o apenas como uma data comercial. Sei que existem pessoas que realmente crêem na magia da data.
Mas as pessoas sabem o real motivo da data em questão?

Para isso temos que começar com o Concilio de Nicéia. O caso em questão foi um conselho ministrado em Nicéia (hoje Iznik, atual Turquia) pelo recém-cristianizado imperador Constantino I a qual lidou com algumas questões como a natureza real de Jesus Cristo, que até o momento era considerado apenas como um dos grandes profetas da atualidade.

Agora que falamos sobre o Concilio de Nicéia, chegou o momento de explicar algumas coisas sobre o caso e sobre o idealizador do mesmo, Constantino I.

A verdade é que o imperador em questão já foi alvo de varias controvérsias, muitas delas levantadas pelo clero da época, pois o mesmo, apesar de ser considerado o primeiro imperador romano a professar o Cristianismo, o mesmo dizia ser protegido de Hercules, tal como Maximiano. Mas a verdade é que Constantino possuía varias tendências completamente pagãs, como o culto ao deus imperial Sol.

Porem voltando ao natal vemos uma pratica que foi deveras adotado pela Igreja Católica no primeiro século do nosso calendário; eles transformavam as datas dos deuses pagãos em suas datas festivas.

O mesmo 25 de dezembro a qual consideramos como sendo o Natal ou Nascimento de Jesus, na verdade é uma clara utilização das datas comemorativas pagãs.

Na mitologia celta é a data em que a Mãe Terra dá à luz a “criança Sol” que viria para anunciar um novo tempo.
Na mitologia grega é a comemoração do nascimento de Dionisio, deus do êxtase e do vinho.
Na mitologia egípcia é a comemoração do nascimento de Horus, deus do Sol.
Na mitologia indiana é a comemoração do nascimento de Krishna
Na mitologia persa é a comemoração do nascimento de Mithras.

Apesar das pessoas dizerem que isso ocorreu posteriormente ao evento que marca o nascimento de Jesus, a verdade é que todas as mitologias do mundo relatam os mesmos eventos sobre ponto de vista diferente.

Mas comemorar o nascimento de Jesus Cristo no dia 25 de dezembro foi um acordo realizado no Concilio, já que no histórico momento em que os Reis Magos encontraram Jesus, o mesmo já possuía, por assim dizer, alguma idade.

Mas mesmo não acreditando ou aceitando o caso em questão, desejo a todos um Bom Natal e Feliz Solstício de Verão.

Apenas como uma forma de colocar uma nota de rodapé, o solsticio de verão aqui no Brasil coincide com a epoca do Natal para as culturas cristãs, sendo que a comemoração do mesmo é anterior ao Ano I.

Um comentário:

Sergio Cabral disse...

Acrescentando...

Os Reis Magos encontraram o menino Jesus no dia 6 de janeiro, dia esse que chamamos de 'dia de Reis', onde desmontamos os enfeites de Natal.

Porém não existe relato dos exatos dias na Bíblia.

A comemoração do Natal se dá em 25 de Dezembro por conta que os comerciantes não viam nada de interessante em Dezembro, e resolveram comemorar esse dia no final do ano.

Bem verdade que estudos afirmam que Jesus nasceu em Fevereiro e que os reis magos só foram o encontrar dois anos depois em Janeiro.