24 de abr. de 2009

Uma Aula com o Tio Rom


Imagem: Sociedade dos Poetas Mortos

Brincadeiras à parte.

Começando a conversa seria. Eu sou um dos vários blogueiros que aderiram ao M.B.V. (Movimento Blog Voluntario) que tem como objetivo acabar com o analfabetismo digital.

Estive pensando bastante sobre o que escrever e no fim das contas ficou a maldita duvida sobre o que falar. E eis que me veio uma idéia: redação.

Pode parecer besteira, mas escrever de forma clara e coerente é muito bom, seja para quem escreve, seja para quem lê. E para uma boa escrita temos que nos livrar das manias obtidas através do uso (cada vez mais constantes) do MSN, ICQ (alguém ainda usa isso?), Twitter, Orkut.

Um texto cheio de analogismos pode ajudar a escrever um texto mais rápido? Sim.

Mas e quando isso começa a atrapalhar outras áreas da vida da pessoa? Hum.. complicado.

É o caso de constantes utilizações de vc, tc, naum, pq, dentre outras milhares. Vemos casos em que existe a falha absurda de separação de silabas em locais nunca antes imaginados.

É compreensível que utilizemos essas formas em locais tais como o Twitter (que disponibiliza apenas 140 caracteres), mas não justifica a utilização constante em todos os meios de comunicação.

Mas o que vemos é o uso indiscriminado das varias formas de analogias mesmo em textos manuscritos.

Um exemplo pessoal. Eu sou um dos vários universitários (formandos) que se disponibilizaram para corrigir as provas de outros períodos da matéria a qual estou me formando. E vejo cada caso absurdo em que alunos escrevem as coisas mais alucinadas do mundo.

Iniciam frase sem letra maiúscula; devoram virgulas; esquecem que porque é escrito assim e não pq; já chegou ao ponto de ver assim ser escrito axim.

Sem falar das outras atrocidades que lemos por aí.

Por mais que eu tente ajudar muitas das pessoas que se chegam até mim e a outros formandos, não temos como atender um contingente tão abrangente. Mas sempre que podemos, fazemos o que nos está ao alcance.

Existem algumas dicas que eu costumo mostrar para as pessoas que querem melhorar sua escrita, concordância, dentre outras coisas e como o objetivo deste texto é exatamente isso, vou passar as dicas a vocês.

1º - Leia mais.

Pode parecer besteira, mas a verdade é que aquela pessoa que lê bastante começa a desenvolver um olhar critico para alguns erros gramaticais. Essa pessoa quando lê algo que parece estranho/errado aos olhos, se sente incomodado com o mesmo e busca a forma correta.

2º - Use o dicionário.

Não é vergonha nenhuma recorrer ao conhecido como “Pai dos Burros”. A verdade é que sempre achei essa terminologia muito errada. Porque uma pessoa dita burra, nunca iria recorrer a um dicionário para consultar a forma correta de escrita, fonética ou outro motivo qualquer.

Tanto não é vergonha nenhuma, que muitos turistas carregam em suas bolsas de viagem, os dicionários referentes a linguagem utilizada no país que estão visitando.

3º - Use o Microsoft Word.

Apesar de ser contra o que eu vou dizer agora, admito que a ferramenta, quando programada de forma correta, pode ser de grande auxilio. Seja na hora de apontar os erros de escrita, seja na hora de mostrar falhas na concordância de um texto.

Tudo bem que de vez em quando, o Word faz das suas, mas nem mesmo um programa de computador pode ser totalmente perfeito. Ademais é apenas um programa, certo?

 

Bem, espero que eu possa ter ajudado, mesmo que pouco, a melhorar a desenvoltura dos usuários de serviços virtuais.



Blog Voluntário

3 comentários:

Sergio Cabral disse...

Separações silábicas aonde menos imaginamos???

Que tal "comple-tamos"???

Um ótimo texto meu amigo.

Mr. V disse...

realmente essas coisas atrapalham na hora da prova... eu me peguei escrevendo 'vc' numa prova de portugues
ainda bem que eu tinha corretivo!!! =D

Anônimo disse...

Huuuummmmmmmm ...
Tu aceita trabalho,não remunerado, de revisor virtual?

Hein, hein?????...............rs

Acho que vc escolheu um ÓTIMO tema pra focar.

De forma geral as abreviações não são tão frequentes nos blogs (pelo menos nos que eu frequento, claro). Mas volta e meia a gente vê uma ou outra perdida num post.
No celular ou num bate papo até vai, facilita mesmo...MAS usar num texto, num artigo É muuuuuuito FEIO!

A dica de uso do word foi ÓTIMA, aliás, podiam usar ao comentar nas comunidades do orkut também, tem cada texto que só 'traduzindo' antes pra gente saber do que o fulano está falando.
Mesmo o word não estando na nova regra gramatical, ajuda muito em erros 'bestas' que as vezes a gente erra por 'distração'.

Afinal, não basta só ter uma boa idéia na cabeça, a que saber como passá-la pro PC.

E isso inclui a gramática!

Bjos

Ps.: to devendo sim...
Mas se serve de consolo estou devendo inclusive pra minha cama (ando dormindo MUITO menos do que deveria)
Mas deixa a conta 'pendurada' aí que já eu pago, ok?
E com JUROS.

bjão

Atrê