10 de ago. de 2009

Reações neurologicas de cunho sentimental?


Retomando aos nossos pensamentos estranhos, venho interpor-me a várias mentalidades.
Atualmente percebemos que os corações das pessoas têm passado por situações cada vez mais complexas o que gera ainda mais complexo na mente.

O professor da faculdade onde estudo uma vez perguntou qual era o objetivo do coração.
Algumas pessoas chegaram a responder que ele servia para controlar a emoção das pessoas. O que de fato é um erro completo, já que o mesmo não é composto pela gama de células responsáveis pela captação dos sentidos corporais, os neurônios. Enquanto que cérebro, esse sim, é o responsável pelo controle das emoções. Até porque ele é o órgão que armazena as informações referentes ao passado e ações motoras e nervosas.

Mas por que dizem que o coração é a fonte dos sentimentos?

Vamos ver se eu consigo explicar a minha teoria sobre isso.
Sabe aquele momento em que você encontra a pessoa que ama? O seu coração aumenta o fluxo sanguíneo do corpo, para suprir a necessidade do cérebro de estimular o resto do corpo. No momento em que encontra uma pessoa querida, seja amigo, seja namorado(a), seu coração entra em um fluxo taquicardico; suas pupilas se dilatam; sua respiração fica mais profunda; as suas glândulas sebáceas começam a exalar um odor diferente do normal e isso na maioria é percebido como o odor característico de cada pessoa, mas não confunda com mau odor.

Mas tudo isso é orientado pelo cérebro.

Então por que compreendemos o coração como sendo a válvula principal dos sentimentos? Porque sem a devida irrigação sanguínea, nossas ações metabólicas permaneceriam as mesmas e seríamos como arvores. Sendo assim o palpitar acelerado do seu coração ao ouvir uma musica, ver uma paisagem, uma pessoa, é na maioria das vezes resultado de uma lembrança disparada pelo cerebro.
E quando isso é relacionado a sentimento, costumamos chamar de nostalgia. Assim como aquele incomodo no peito, como resposta neurológica da ausência, as quais comumente chamam de saudade.

O problema maior é quando o nosso centro de sentimentos, o cérebro, não nos permite seguir em frente.

Todas as informações que obtemos no decorrer da nossa vida, são acumuladas em "arquivos" anexos em nosso cérebro. Como assim? É razoavelmente simples, desde que entendamos o conceito.

Digamos que nosso cérebro, seja composto de muitas galerias interligadas (os neurônios e suas ligações nervosas) as quais você queria percorrer (impulso nervoso). Sabemos que o impulso nervoso nunca cessa e não pode ser detido. dessa forma voltemos ao nosso exemplo; imagine as galerias todas interligadas por extensos corredores, cada qual repleta de informações anexas em suas paredes (podendo estar escrito nas paredes, teto e no chão); pois bem, esse é o complexo estrutural da nossa rede de informações privadas, chamada de cérebro; sendo as paredes e os corredores, os neurônios.

Agora imagine se um desses corredores fosse bloqueado e considerando que você (como o impulso nervoso) não se cansa e não pode ser detido, teria que arranjar uma nova forma de contornar a barreira. Mas o que acontece com as informações contidas naquela parte? Fica perdida, pois a barreira pode ser relacionada à morte neurológica daquela quantidade de neuronios do cérebro, na verdade daquela linha de conduta do impulso nervoso. A morte de um neurônio faz com que outro próximo passe a ser o encarregado pela condução do estimulo.

Sendo assim, quando você esquece alguma coisa relacionada ao seu passado, pode acreditar que as terminações nervosas que guardavam aquela informação podem ter sido lesionadas ou que simplesmente o "caminho" para aquela informação foi tão alterado que seria um esforço grande demais alcança-lo. Mas sempre pode ser feito algum tipo de estimulo para alcançar.

Mas o cérebro não "arquiva" apenas informações fundamentais, tais como a senha do seu cartão de credito, datas de aniversario, etc., ele armazena também resposta motora a um determinado estimulo externo.

E vamos vivendo assim sem nos dar conta da intrincada rede de informações que se passam pelo nosso cerebro em direção ao coração e vice-verso.

2 comentários:

Anônimo disse...

TÃO profundo esse moço...

Vc chegou a assistir 'Quem Somos Nós' ?

Se não, procura porque tem TUDO a ver. Acho que vc ia adorar. Eu amei!

Vi na faculdade, aula de psicologia. A professora dizia que eu tinha uma 'essencia de física quantica'

Até hoje não tenho MUITA certeza se era elogio...rsrsrsrsr

bjo

Anônimo disse...

Si, probabilmente lo e