22 de dez. de 2008

Mexendo em casa de marimbondo.

Aleatoriedades

Praça de São Pedro - Vaticano


Algumas pessoas devem se lembrar que eu tive uma criação extremamente evangélica. E provavelmente o que vou transcrever, irá deixar muitos de “cabelo em pé”.
Mas para tudo na vida das pessoas tem um grande motivo, mas o motivo que me levou a escrever isso é nada mais, nada menos que a mais mórbida curiosidade e indiscrição sobre o segredo que a Igreja tem sobre certos fatos da Historia Religiosa do mundo e de seu maior ícone (por assim dizer).

A verdade é que após ler e assistir a alguns livros e filmes sobre o tema, me vi curioso sobre o mesmo. Muitos vão pensar que sou mais um influenciado pelos livros do Dan Brown, mas posso assegurar que não é o caso.

Muitas das pessoas que me conhecem sabem que eu nunca questionei sobre dogmas, mas apenas conversava sobre fatos que qualquer mente racional poderia verificar.
Ao ler sobre Constantino I (conhecido também como Constantino Magno) verifiquei que o mesmo fora o responsável pelo Conselho de Nicéia. Esse nome me chamou a atenção e quando eu fui verificar do que se tratava, pude apurar que esse sínodo¹ fora o que determinou a Divindade de Jesus Cristo, que até o momento era considera apenas como um profeta que realizara alguns prodígios jamais visto anteriormente.

Agora você consegue imaginar uma divindade ser considerada em um sínodo?

Não quero destruir ou abalar a fé de qualquer que seja a pessoa que leia esse meu relato, até porque não é esse o meu intuito.
Mas alguém já parou para analisar alguns dos dogmas impostos pela Igreja Apostólica Romana?

1º - A Imagem de Jesus
Acho que é de conhecimento de todos que Jesus (Yeshua no judeu) é oriundo da Galiléia.
Você deve estar se perguntando: E o que tem isso haver?
Provavelmente a primeira imagem que vem a sua mente ao pensar na pessoa de Jesus Cristo, é de um homem loiro, cabelos lisos, olhos azuis, nariz aquilino, tez suave, certo?
E se eu te disse que essa imagem não condiz com a verdade? Me chamaria de louco? Provavelmente, certo?
Mas vejamos um texto muito significativo que muitos deixaram de lado: “Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos”. Poético, certo?
Trata-se nada mais, nada menos que o Livro do Profeta Isaías cap. 53 versículo 2. A parte em destaque, fala sobre Jesus; pode ser forçar a barra, mas o que muitas pessoas não compreendem é que o profeta Isaias é considerado como o “Profeta Messiânico” e consequentemente, a maioria de suas profecias são direcionadas ao próprio Cristo.
Acho que não preciso mencionar muita coisa sobre a aparência de Jesus, certo?
Mas alguns outros pontos que poderemos verificar são:
- Jesus era carpinteiro e por conta disso não teria como ser de proporções leves, já que na época todo e qualquer profissional de carpintaria usava única e exclusivamente sua força.
- Jesus caminhava pelo deserto; com olhos claros e pele alva, provavelmente teria morrido no deserto com seu calor escaldante.

2º - A Humanidade de Jesus
Uma nota de curiosidade. Vocês sabiam que para um homem na época ser considerado um profeta ele deveria ter vínculos matrimoniais? Que uma das principais ordenanças de Deus para o homem era “Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra”? E por que Jesus, sendo o Filho de Deus, iria revogar ou inviabilizar esse mandamento?
Pense nisso.

Mais uma vez, volto a dizer que não sou contra dogmas, mas algumas coisas devem ser observadas ao invés de seguir cegamente.

¹ Assembléia regular de párocos convocada pelo bispo local.
Acho que vou arranjar muitos inimigos depois de hoje, mas achei que deveria mencionar isso.

2 comentários:

@Mr_Vorian disse...

hmmmm... detesto concordar, mas vc está puramente certo!

Ella ABp disse...

É... na verdade eu, diferente do Victor, não detesto concordar, acho que as pessoas deveriam saber a verdade sobre os fatos, sim! Ou, passar a procurar sobre Jesus no livro que mais fala sobre ele: a própria Bíblia. Nada mais justo não acha?