17 de dez. de 2008

O Ministério da Fazenda aconselha: BEBA CAFÉ.

Brasil & Mundo



Pode parecer bobeira ou até mesmo uma palhaçada minha, mas eu realmente estou falando sério sobre isso.
Lá em casa, somos 3 loucos (eu, meu pai e meu irmão) que adoram questionar o que vemos ou ouvimos sobre o mundo. E de tempos em tempos um de nós quase tem um treco ao ver algo absurdo na tv/jornal/whatever.

Eu sei que estava no computador, preparando o texto de natal para colocar por aqui, quando o meu pai começa a me chamar aos berros; nem preciso dizer que eu saí correndo que nem um maluco pensando que tinha acontecido alguma coisa, né?

Quando eu cheguei na sala estava passando um comercial do Ministério da Fazenda que incentiva o povo brasileiro a consumir CAFÉ!
A minha primeira reação foi dizer: Que p*rra é essa?
Quando eu terminei de assistir ao comercial, quase cai para trás e aí sim eu entendi o motivo do meu pai ter dado aquele berro.

A que ponto chegamos?
Será que a economia brasileira está tão na merda no buraco a ponto do Ministério estar fazendo um golpe publicitário desses?

Será que todo o programa de Saúde instituída pelo próprio Ministério vai ser jogado por chão por conta da economia?
Porque, por mais que eu goste de café, a cafeína existente no mesmo, em grandes quantidades faz um mal desgraçado. Como por exemplo a alteração do sistema nervoso central, metabolismo basal e aumenta significativamente a produção do suco gástrico.

Ela age no sistema nervoso autônomo como estimulante, produzindo um estado de excitação.

Este fato explica porque o café ajuda as pessoas a despertarem pela manhã. Mas assim como ela produz esta sensação de energia e disposição, ela também pode provocar maior irritabilidade e ansiedade em seus usuários.A cafeína também pode causar dependência física. Muitas pessoas que param de consumi-la podem sentir os sintomas desagradáveis devido ao seu consumo, tais como: fortes dores de cabeça, náuseas e problemas estomacais.Entretanto, ser dependente de cafeína não significa necessariamente um dano à saúde, pois muitas pessoas vivem uma vida perfeitamente saudável com pequenas doses diárias desta substância. Porém, quando seu consumo é elevado, ela pode aumentar seriamente o nível de estresse diário.

De forma geral, reduzir a ingestão de cafeína é uma atitude bastante benéfica quando estamos atravessando um período estressante, pois, como já vimos acima, ela atua como estimulante, e isso, inevitavelmente, eleva o nível de estresse, que por sua vez, é o desencadeador de uma série de doenças.

Não necessariamente estou indo contra o Ministério da Fazenda (até porque se eu for, “eles” podem invadir a minha casa para bater um papo!), mas se essa situação seguir em frente, o próprio Governo vai arcar com mais dinheiro a ser investido na saúde (coisa que não vemos com tanta facilidade) para poder cuidar de varias pessoas com problemas gástricos e problemas de comportamento.

Vamos ver o que vai rolar nessa nova situação.

Rom esconde suas balinhas de café, a Coca-Cola e o xarope de Guaraná..

4 comentários:

@Mr_Vorian disse...

Hmmm café! eu sou supeito! adoro café entao esse comercial tah bom pra mim!... e o pior q eu sei q isso eh uma droga!

Ella ABp disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ella ABp disse...

Ei, me inclua nessa tb: lá em casa somos 4 loucos (eu, meu pai, meu irmão e a stella) que adoram questionar o que vemos ou ouvimos sobre o mundo.
E... ainda bem que eu tomo toddy!
Café em doses corretas, faz bem, mas como ngm sabe quais sao as doses corretas, todo mundo exager aum pouquinho né? Menos eu! xD Sempre escapo dessas! Em compensaçao, dizem que o leite contribui para o aumento do cancêr de mama, então tô f*#ida nessa por..caria... rs*

Anônimo disse...

e ai pessoal , eh claro que devemos consumir cafe com moderacao, alias, todo tipo de alimento deve ser consumido com moderacao. Mas deixo minha opiniao de que o cafe eh uma bebida magica, que esta presente nos melhores momentos da vida. Na hora do descanso, no cafe da manha, no papo com os amigos, etc