19 de fev. de 2009

Carnaval - Folgança e Pândegas


A festa mais esperada pelos foliões, assanhadinhos e trabalhadores em geral está as portas.


O Carnaval está aí, já entrando na folia e na dança. Com seus carros alegóricos, suas mulatas semi-nuas, foliões altamente alcoolizados, sem esquecer dos foliões vestidos de mulher andando pela rua.


Para os assanhadinhos são, em média, 5 dias que têm a possibilidade de 'faturar' aquela gatinha visada. E se não usar a nossa famosa amiga, a CAMISINHA, a festa vai ser apenas o prelúdio da brincadeira de casinha.


Nota: já percebeu a quantidade de crianças que nascem em outubro/novembro? Frutos do Carnaval.


[Rom se lembra que nasceu em novembro]
Hum.. vou conversar com os meus pais.. tenho que saber dessa história..


Uma novidade para alguns e nem tanto para outros. Mas a minha curiosidade morbida mais uma vez me fez enveredar pelos lados da pesquisa.


[Momento 'Você Sabia?']
O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo 'adeus à carne' ou 'carne vale' dando origem ao termo 'Carnaval'.


Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo.


A festa carnavalesca surge a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra 'carnaval' está, desse modo, relacionada com a idéia de afastamento dos prazeres da carne.


Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira Gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma.


No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.

3 comentários:

@Mr_Vorian disse...

Nossa. eu pensava que CARNAVAL era Festival da carne!

hmmm mas hoje eh isso o que parece. sausahuashusashauashusa ninguem está ae para qualquer coisa no carnaval!

Sergio Cabral disse...

A festa carnal!
Festa carnal lembra festas de bacanas...

o fato é que tudo está distorcido da história hoje...

Eu nasci no final de setembro, mas eu nasci quinze dias antes, que se contar direito eu nasceria em OUTUBRO!... haha

"Atre" disse...

ADORO essas informações que a gente desconhece de algo que conhece a TANTO tempo...

BOM, eu nasci em março...MINHA mãe não pulava carnaval...Por aqui só tinha BAILE gaúcho....rsrsrs

aaaahhhhhhhhhhhe o AUGUSTO aí, pelo jeito, foi prematuro....rsrsrs

Falando em Carnaval, no meu blog tem o BLOCO DOS CHATOS se alguém quiser participar, SEMPRE cabe mais um...

Até porque a gente é CHATO, mas é LEGAL!!!

rs.............bjo