13 de fev. de 2009

Sexta-feira azarada.



Uma Sexta Feira 13 ou seja, uma Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente (mais ainda no Brasil) como um dia de azar.


Em varias culturas o número 13 é considerado de má sorte, mas sem ter no mesmo uma pré-disposição de cunho intelectual.


Na numerologia o número 12 é considerado um número de coisas completas e perfeitas, como 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou os 12 signos do zodíaco.


Em contra partida, o 13 é considerado um número irregular. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado (em teoria, vide mais abaixo) e também é considerada um dia de azar.


Se sexta-feira já é visto como o dia do azar, se o dia 13 cair numa sexta, consideram o dia mais azarado de todos.


Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.


Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico, mas isso é questionável.


Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas provavelmente por suicídio. Mais uma superstição e coincidência.


Antes disso, porém, existem versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.


Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.


Para aqueles que acreditam nessas superstições e crenças, apenas uma noticia: 13 de novembro de 2009 cairá numa sexta-feira.

Up date: o Sergio me atentou que 13 de março tambem cai numa sexta-feira.

Rom andando com cuidado na rua, porque se quebrar um espelho, passar debaixo de uma escada, cruzar com um gato preto e ainda por cima não responder àquelas correntes de internet, provavelmente vai ter 300 anos de azar, nunca mais será feliz, nunca conseguirá sucesso na vida e outras coisas mais.

3 comentários:

Sergio Cabral disse...

13 de março, também é sexta-feira...

Anônimo disse...

Nossa...quem diria que a sexta feira 13 podia ser assim TÃO interessante?

ah, sabe (claaaaaaaro que não sabe...rs) que eu tenho certo fascinio pela Ordem dos Templários?

Acho que é por causa de alguns filmes...mas me interessa bastante.

hummmmmmmmm....bom, como já é dia 14 por aqui eu não preciso te fazer nenhuma recomendação quanto a sexta 13...

Pelo menos não até a próxima....rs

Bjão

Atrê

@Mr_Vorian disse...

Bem, se passar por debaixo de uma escada, ver gato preto, quebrar espelho, etc. desse azar, Bem eu teria pelo menos umas 20 reencarnaçoes de azar. adoro passar debaixo de escada, gosto de gato preto, só nao sou fã de quebrar espelhos (sabe, machuca) e adoro sexta 13, eh legaaaaaaaal

BUUUUUUUUUUU