1 de jan. de 2009

MATRIX

Votação encerrada - Texto escolhido pela votação

De acordo com a votação feita, venceu o tema Matrix.
Então nas próximas linhas, vou expor um pouco do meu entendimento sobre o filme e sobre algumas coisas que ficam nebulosos as pessoas que não observam todo o aspecto tecnológico e de cunho religioso do filme.
Há muito tempo eu queria escrever sobre esse tema. Muito mesmo. Desde a vez que eu assisti ao primeiro filme da trilogia (Matrix).
Aí veio o segundo filme (Matrix Reloaded) e o complemento do filme (Animatrix). E com isso surgiu a vontade de abordar sobre o tema sob o meu ponto de vista.


Mas aí vem o questionamento. Sobre o que falar? Já falaram de tudo e mais um pouco sobre o tema. Desde que era a verdade do mundo caótico que vivemos, como uma previsão do futuro advindo. Até falar que era a nova forma de pregar uma religião, foi dito. Mas qual a verdade?


A verdade é aquela a qual você quiser acreditar. Eu poderia colocar aqui paginas e mais paginas de caracteres (que muitos não leriam completamente) e acabar “morrendo na praia”. Não adianta falar um monte de coisas se as pessoas não quiserem acreditar.


E é por isso que não vou tentar mudar o pensamento de ninguém com esse post. Da mesma forma que não quero que ninguém fique aturdido com as coisas que vou falar. Até porque como qualquer diário eletrônico – blog é apenas um espelho da mente de seu criador e idealizador.


Já pensou em voar com seu carro e não se preocupar nunca mais com engarrafamentos/congestionamentos no trânsito? Imagine as grandes metrópoles do mundo, sem seus constantes motoristas presos em filas quilométricas para chegar em casa. Imagine um futuro onde você poderá entrar no seu carro, designar o destino, ouvir a sua musica predileta de olhos fechados, enquanto o carro se encarrega de levá-lo ao destino.


Sonho impossível? Nem tanto. Mas a que preço?


Sabemos muito bem que estamos próximos a uma nova revolução tecnológica e nem estou me referindo sobre os filmes. Vemos que a cada dia que a Ciência Moderna caminha a passos monstruosos. Avançamos mais nas ultimas décadas do que nos últimos dois séculos.


Obra do acaso? Pouquíssimo provável. Hoje vemos robôs que se movimenta como nós (claro que dentro das suas limitadas articulações robóticas), que jogam xadrez. Existem os supercomputadores que processam bilhões de informações por minuto, se não por segundo, como descrito em vários contos do Isaac Asimov.


Então estamos cada vez mais próximos de nossa maior criação: Inteligência Artificial. E o que temos de filmes abordando o referido tema, não conseguiria ser comportado dentre de um quarto de 5m². E se você prestar a atenção, podemos contar nos dedos, os filmes em que a humanidade triunfa sobre a sua criação. Na maioria das vezes é a maquina que sobrepuja o criador.


“O Pupilo haverá de superar o Mestre”.


Por que isso? O cérebro humano é utilizado em sua menor porcentagem; enquanto que o cérebro positrônico (terminologia utilizada por I. Asimov), tem capacidade ilimitada de processamento de informações.


Mas o que isso tudo tem haver com Matrix? Se você viu os filmes, você vai entender que tudo o que eu falei aqui se encaixa com o que o filme transmite.


No filme é mencionado a luta entre os rebeldes oriundos de Zion contra a tirania das maquinas que dominaram o mundo.
Muito divertido, mas pequeno em visão.
A verdade é que a parte mais interessante do filme está escondida sobre os panos, por assim dizer.


Temos personas muito interessantes mais pelo seus respectivos codinomes do que a personagem em questão. Relacioná-los é muito facil: Neo, Morpheus, Oraculo, Seraph, Persefone, Merovingian, O Arquiteto, dentre outros.


Mas é basicamente sobre esses que é mais importante falar.


Vamos começar com a psiquê dos nomes abordados. Encontramos no universo Matrix varias entidades referentes diversas religiões.


Neo é basicamente interpretado como Novo. Basta ver Neologismo, Neopaganismo e afins. A ideia expressa pelo filme sobre a figura de Neo é que ele era o ser mais aguardado pelos humanos, pois mediante a sua chegada, o povo de Zion seria libertado da opressao vigente. Isso te lembra algo? Não?
Digamos assim. Uma pessoa foi esperada, pois com a sua chegada todo um mundo seria renovado; ele foi açoitado e no fim das contas; acabou morto para salvar seu povo.
Ainda assim, não te lembra de nada? Leia a Blíblia entao!


Morpheus no filme é um guerreiro-profeta. Pois é o que mais acreditava na vinda do Escolhido. O nome utilizado é baseado no deus dos sonhos grego, Morfeu.


Persefone no filme é a esposa de Merovingian, mas se formos alcançar a profundidade do personagem, vai perceber que trata-se da esposa de Hades, o deus do Submundo.


Seraph é referencia a serafim, posto hierárquico mais alto dentro das castas de anjos. São consideramos como tendo seis asas e trata-se dos mensageiros de Deus.
Oráculo na mitologia em geral, já que não encontramos passagens sobre oráculos apenas na mitologia greco-romana, trata-se de pessoas que tinha conexões com os deuses. No caso do filme trata-se de uma "vidente" que orienta os despertos no caminho que têm que seguir.


O Arquiteto aqui foi caracterizado como o criador de Matrix. O responsável pelo layout da mesma.


Merovingian é um dos maiores problemas para se decifrar. Pois de acordo com escritos apócrifos os reis merovíngeos são um grupo de reis descendentes da linhagem real de Jesus Cristo.


Se você perceber, todo o enredo de Matrix foi "baseado" em situações religiosas, não necessariamente católica, evangélica ou outra qualquer, mas tem como base essas situações.
Mas isso fica para um próximo post.


Agora o Gerio deve ficar feliz e ao mesmo tempo infeliz

4 comentários:

Sergio Cabral disse...

Muito bom, valeu à pena esperar o texto. Apesar de eu não ter votado nele, mas tudo bem...

Anônimo disse...

eu vou ler...reler e LER DE NOVO!!!

Quem sabe assim eu NÃO entendo os filmes?

Confesso que acho Matrix meio confuuuuuuso.....rs

Valeu!

Mr. V disse...

krak o texto eh massa. mas nao ter votado nele? rsrsrsrs realmente tem coisas eskisitas e ainda he um com filme pra assistir

gério disse...

Belo Post. =D
Tirou partes de minhas duvidas referente ao filme que apesar que tem muita conversa sobre isso que vai render até... .
Ja ia esquecendo eu votei todas as vezes que entrei no Blog. xD