28 de jan. de 2009

Renato Russo: uma voz imortal.


Todo e qualquer jovem musico (seja profissional ou apenas de fundo de quintal) começou tocando uma ou duas musicas do repertorio nacional.


Pergunte a eles se acaso não foi tocando Legião Urbana. Provavelmente a resposta será sim. Suas melodias cativantes, suas letras emocionantes e a tom tenor de Renato Russo dão aos novos músicos (que não curtem muito o inglês) uma base muito boa.
Até porque as musicas não requerem do aprendiz nenhum dote absurdo, nem gama de notas.


Musicas com notas fáceis e composições harmônicas precisas fizeram a cabeça de muito jovens.


Mas o que muitas pessoas que curtem hoje o som do “Legião”, dependendo é claro da idade, não compreendem é que existe muito mais por detrás do som agradável de rebeldia.


Se tiverem oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a biografia do Renato Russo (Renato Manfredini Júnior), saberão que o mesmo era um gênio. Se quiser comprovar o que eu falo, pegue as musicas dele e ao invés de escutar, pegue apenas a letra.


Renato foi um mestre no uso da palavra em união a musica; suas musicas eram repletas de criticas ao governo, a hipocrisia, a discriminação e contra outros crimes contra o ser.


Uma curiosidade que me espantou foi uma vertente dizer que alguns fãs consideravam o mesmo como sendo um deus. Sendo que o próprio Renato sempre desacreditou as pessoas que faziam isso com o seu nome.


No álbum As Quatro Estações ao Vivo (2004), no Disco I, antes de começar a musica “Fábrica”, ele profere uma frase, onde diz: “Nenhuma guerra pode ser Santa”, referindo-se aos acontecimentos como a guerra nos Bálcãs, genocídio de Ruanda e a primeira Guerra do Golfo.


Verdade seja dita, Renato Russo foi um homem a frente do seu tempo. Tanto que as suas musicas são utilizadas por vários artistas de respeito e sempre estarão na voz e no coração dos jovens.
Ate mesmo os que não apreciam tanto o som da banda, mantém um respeito por ele.


Rom é fã de Legião Urbana e se enquadra no grupo de músicos que começou tocando Legião Urbana

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu também acredito que renato tenha sido um homem a frente de seu tempo, mas as vezes fico pensando ~em como seria RR hoje em dia... não sei se a Legião sobreviveria e muito menos ele. Mas, nunca iremos descobrir né? E todo jovem que curte um bom rock, tem que ter nas suas bases Legião Urbana, fact.

@Mr_Vorian disse...

bem assim. para todo bom gosto existe uma musica de legiao no meio. Eu nao toco nenhum instrumento mas amo legiao.
Entao mesmo sabendo de tudo axo q ele era um kra mto f... (ja entendeu) sua vida, musica e ainda criticas fazem-nos pensar na vida como está!