4 de set. de 2009

Kadu Castro em Pauta


Estava navegando de manhã pela Net, a grande onda cibernetica, quando percebi que seria uma otima ideia se eu entrevistasse alguem para colocar no blog.

Foi quando recebi um email do meu amigo Kadu Castro, pai e criador do Ornitorrinco Suicida, o Escalafobético, puxando assunto e eis que não perdi a oportunidade e mandei para ele umas perguntas basicas sobre ele e sua cria/amigo.

E eis que surgiu um papo bastante informal e divertido, como vários papos que tivemos.

1) Muitas pessoas observam o trabalho que você tem feito, como se sente sendo reconhecido desde novo?

Não acho que seja "desde novo", exatamente. Até a época do colégio eu só era conhecido no círculo familiar como "o sobrinho/neto/filho que sabe desenhar". Eu queria ser médico, pelamordedeus! A brincadeira de "ser conhecido" só começou mesmo lá pela época do vestibular quando eu publiquei o Ornitorrinco Suicida pela primeira vez no Megazine. E isso tem mais ou menos uns 9 anos.

2) O Ornitorrinco foi publicado anteriormente pela revista Megazine, como vc definiria aquela epoca?

Ah, foi muito f*da! Nunca tinha publicado nada, mandei sem nenhuma expectativa e pimba! Um dia ele estava lá, no verso de um jornal famoso do RJ! E como todo mundo da minha idade naquela época estava fazendo vestibular, eu sabia que um monte de gente iria ler. Foi bem, bem legal.

Depois virou hábito. Durante uns dois anos e pouco, eu mandava uma tirinha quase todo mês e elas eram publicadas nesse esquema também. Às vezes o pessoal do jornal entrava em contato comigo pra mudar algumas coisas pq eles gostaram muito da tirinha, mas não podiam publicar deste jeito, etc.

E foi quando eu passei pra faculdade que eles pararam de publicar. Talvez pra não ter que me pagar ou porque eu não era mais estudante de Ensino Médio, etc. Nunca soube, na verdade. Mas foi isso que me deu pique de montar um blogue e publicar as tirinhas online. E ainda hoje sempre aparece alguém comentando "Cara, você que faz o Ornitorrinco Suicida? Pô, eu lia isso no MegaZine e achava muito legal"! E não tem nada melhor que isso. =)

(bom, talvez sexo, chocolate, dinheiro, mansões e mulheres, mas quem tá contando, né?)

3) No blog do Ornitorrinco Suicida, existem varios remakes de filmes com personagens idealizados por voce. O que motivou voce a fazer isso?

Eu me classifico às vezes como um "parodiador". Eu gosto de paródias. Eu sei fazer paródias. E sempre que eu vejo um filme ou série, acaba surgindo uma piada ou outra na minha cabeça... E acho que a paródia é a melhor maneira de ilustrá-la. Muitas vezes eu chego atrasado como com LOST e 24 Horas, mas se a piada vale a pena, acho que tb vale a pena montar a paródia.

No geral, são produções que eu curto e que eu gosto de brincar.

4) Como voce teve a ideia de criar o Escalafobético e a galeria de personagens?

Quando eu era pequeno, meus pais viajaram comigo para a Austrália e de lá nós voltamos com um ornitorrinco de estimação. O nome dele era "Mate" (soa "meite" que é "parceiro" em inglês e é uma gíria na Austrália). Ele não sobreviveu nem duas semanas aqui e eu nunca soube o porquê. Fiquei muito triste, enfim... Anos depois eu rabisquei no caderno um desenho de um ornitorrinco e lembrei dele. Daí em diante foi só brincadeira e comecei a adicionar amigos pra compor tudo.

Juro que não teve muito "trabalho" de criação, eles foram meio que surgindo por conta própria, dependendo do que a história precisava. Para manter uma certa coerência, eu comecei a reutilizá-los e agora eles são personagens fixos no elenco das tiras. Bom, pelo menos a Dona Minhoca e o Marx Engels (o ornitorrinco surfista).

Só muuuuuito tempo depois é que eu resolvi dar um passado pra cada um deles, mas aí é outra história. =)

5) Voce foi um dos vencedores do concurso feito pelo site Bichinhos de Jardim. Conte-nos sobre a experiencia de participar do concurso.

Cara, não foi nada demais. Foi mais uma brincadeira do que um "concurso" propriamente dito. Você se importa de não falar sobre isso? =)

6) Conte-nos um pouco sobre Kadu Castro, seus projetos e ideias.

Essa eu vou deixar o Escalafobético responder.
O Kadu Castro é um porco chauvinista misógino, um mau pai, que ignora o próprio filho por anos só para resolver explorá-lo depois e ganhar dinheiro em cima e...

Ok, esquece. Eu sou só um cara que gosta de contar histórias. Fazer uma tira em quadrinhos é uma das formas que mais me agradam, por isso eu tenho esse blogue do Ornitorrinco Suicida. Os projetos futuros (nossa, pareço até importante, hehe) envolvem uma evolução do blogue pra um site do Ornitorrinco, mais completo, mais bonito, mais fácil de ler e sem previsão (*suspiro*).

Isso além de "produtos relacionados", óbvio. Mas tudo a seu tempo, eu tb sou um cara que não corre com as coisas. Sem muitas promessas, mas talvez até o final do anos estaremos aí com umas camisetas do Ornitorrinco Suicida e finalmente veremos se isso deslancha de uma vez! =)

Se quiser conhecer um pouco mais dos pensamentos e das tirinhas sob a assinatura do Kadu Castro, ele tem dois bloges, um com o nome do Ornitorrinco Suicida e o Caixa de Mensagens, onde voce pode encontrar o Twitter dele e outras formas de encontrar esse rapaz promissor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu não conhecia o trabalho dele (Sou do tipo 'quem conheçe menos do virtual, conhece muito mais que eu) e me diverti com a entrevista, aliás, já fui lá espiar o blog dele (O tio Valdisnei foi ÓTIMO kkk)
Com certeza vou voltar lá com menos sono pra conferir o trabalho do Kadu Castro.

bjos...pros dois!

Atrê

Sergio Cabral disse...

Gosto muito do trabalho do Kadu. O conheci por meio do Rom.. e hoje, sou um leitor assíduo das hilariantes tirinhas..

Vlw Kadu!