9 de mar. de 2009

Cerebro: Passado e Futuro


O homem é o unico animal sobre a Terra que consegue manter um vinculo com seus semelhantes e estruturar uma sociedade complexa, tendo como base para a formação da mesma a amizade e necessidade fisiologica de tal união.

Mas por que disso?

Alguns cientistas dizem que por sermos descedentes de grupos sociais (como os primatas pré-historicos), evoluimos de forma a necessitarmos de forma nos sentir vazios e solitários se não tivermos alguem para podermos ao menos mencionar como foi o dia.

Algumas pessoas prezam ficar isoladas, mas a maioria dessas pessoas acabam entrando em depressão por motivos invisiveis.

Uma vez eu li que por mais que tenhamos evoluido, nosso cerebro ainda mantem algumas diretrizes ancestrais, e posso citar algumas aqui.
Quem nunca notou que o pai ou o marido sempre dorme mais proximo da porta? Motivo: eles (sacanamente) dizem que é para qualquer coisa, correr da esposa; mas a verdade é que o buraco é mais embaixo.

A verdade é que desde os tempos ancestrais, os homens, que eram responsaveis pela segurança do bando, ficava proximos a entrada da caverna e mesmo quando adormecidos, estavam atentos para qualquer tipo de barulho. Quantas vezes já vimos homens completamente adormecidos, se levantando no pulo por terem ouvido um barulho diferente na casa? Eu já vi isso uma infinidade de vezes.

E quando temos aquele churrasco?
Muitos homens se sentem melhores quando ao redor de uma churrasqueira assando carne. Alguns dizem que 'homem é que sabe fazer churrasco e quem sabe comprar carne'.

Enquanto os homens ficam ao redor da churrasqueira, assando a carne, as mulheres preparam algo mais elaborado para comer.
Quem nunca ouviu dizer 'churrasco de macho é com carne, farofa, molho-a-campanha e cerveja!'?
O cerebro humano é tão detalhista que passa informações para o corpo para que não nos interessemos por mulheres e vice-e-versa. Aí com o passar dos anos, com as mudanças imposta pelo mesmo, ele altera a informação; passando a mostrar que devemos nos relacionar afim de darmos continuidade a espécie.Algumas pesquisas foram feitas e informam que as mulheres estão mais propícias a fazerem sexo proximo ao período fertil.

Uma vez uma equipe de universitários propuseram o seguinte experimento: Seis homens (previamente selecionados) foram colocados num campus de faculdade e teriam que fotografar um número de 'x' de mulheres que lhes interessasse.
Essas mulheres foram convocadas e mediante a testes, foi verificado que as mesmas estavam em período fertil.
A conclusão desse experimento foi determinar se o cerebro do homem, mediante a feromônios, conseguia identificar quem estava apta a perpetuar a especie.

Uma outra 'herança' ancestral é o fato do homem ter facilidade de aceitar poligamia (desde que seja por parte dele é claro). Não estou querendo dizer que isso é correto ou não. Nem estou querendo dar desculpas para safadezas, apenas estou querendo expor um fato historico.
Em tempos ancestrais, a principal diretriz do primitivo cerebro humano era manter a especie e para tal objetivo, o mesmo determinava que os homens primitivos teriam que fecundar o maximo de mulheres o possivel.
Ao passar milhares de anos, a necessidade extrema de manter a especie foi diminuindo por conta predominancia do homem sobre a Terra, mas a diretriz ainda existe na mente humana. Tanto que podemos ver que muitos homens mantem um relacionamento poligâmico, seja diretamente ou indiretamente.

E tudo isso por um unico motivo.
O homem (de uma forma geral, seja mulher ou homem) não foi feito para ficar sozinho.
Ele carrega em seu codigo genetico que deve encontrar uma companhia para passar seus dias.
Não sei dizer se daqui a um tempo iremos mudar a ponto de vivermos como as pessoas do livro "O Fim da Infância", de Arthur C. Clarke. Apesar que até no livro do Clarke, os seres independentes comunicam-se atraves de uma rede neural que toma conta do planeta.
A verdade é que eu acredito que nossos cerebros vão evoluir ao ponto de nos tornarmos uma mente integrada.

Mas isso só o futuro pode dizer.

..

Retificação: a parte do texto em verde é um complemento da minha primeira afirmação. Obrigado a Atrê por mostrar o furo.

2 comentários:

"Atre" disse...

"O homem é o unico animal sobre a Terra que consegue manter um vinculo com seus semelhantes e estruturar uma sociedade complexa"

COMO ASSIM????

Tu não viu Rei Leão não?
Formigas....Vida de Inseto???

ta, ta...eu vou ler o texto...MAS desde já fica o meu PROTESTO!!!


:p (isso AÍ sou eu mostrando a língua...rsrs)

@Mr_Vorian disse...

Boa materia! a citaçao sobre o livro me intrigou. certas coisas digo q sao verdade mas outras só ficçao. eu me policiei ao ler o livro de nao cair no erro que os Nazistas ocultistas cairam que foi ler um livro de FICÇAO e tornar verdade. Ficçao tem pontos de verdade mas SEMPRE EH FICÇAO!

Agora o cerebro eh um misterio muito grande, :)
Post Otimo!