20 de mar. de 2009

Religião – Verdades e Mentiras

Bem, vamos começar a zona que é falar sobre religião. Inicialmente quero dizer que não tenho nada contra nenhum tipo religião, culto ou seita. Cada um tem o seu estilo, seu modo de pensar e seu pensamento sobre religiões.

Mas o tema em questão não é sobre as escolhas das pessoas e sim sobre algumas verdades e mentiras que rolam por conta das religiões. Infelizmente a maioria é por conta da Igreja Catolica Apostólica Romana.

Vamos começar antes que o arauto, da mesma apareça para tentar me exorcizar.

Uma das coisas que eu mais me espanto quando o assunto é religião é as indulgencias que eram distribuídas as pessoas a beira da morte. A pessoa poderia viver uma vida de luxuria e improducências que no fim de sua vida, se acaso tivesse a quantia necessária (que era todos os seus bens revertidos para a Igreja) ele alcançaria o perdão e poderia adentrar o Reino dos Céus. Desculpem a brincadeira, mas eu nunca vi lotes do Paraíso serem vendidos por nenhuma administradora de imóveis. Quanto mais os mesmos sendo vendidos ou negociados na Bolsa de Valores. Se estiver, eu quero saber o preço, pois com a vida que eu tenho vivido, poderia ser um bom negocio.

Uma coisa que eu aprendi no período que eu estive na mesma é que isso tem que ser alcançado e não comprado.

Hoje em dia, tal negocio perdura. Vemos varias igrejas fazendo a mesma transação comercial. Seja por favores em nome do Divino, seja em nome deles próprios. O que eu vejo com freqüência são pastores dizendo que os fieis devem entregar seus bens, desfazer de seus pertences, enquanto que eles usam suas correntes de ouro, comprando carros e outros bens “supérfluos”.

Outra pratica bastante utilizada na Idade Media é a venda de itens ditos “santos”. Algumas pessoas revertiam todos os seus bens para a compra dessas. Um dos itens mais negociados eram pedacinhos da Cruz de Jesus Cristo. Existe um boato que diz que se juntado todos os pedaços haveria material suficiente para construir 5 barcos do tamanho do Titanic. Tudo bem que Ele era filho de Deus, mas não era nenhum campeao de alterofilismo.

O Papa diz aos fies que não devem se apegar aos bens materiais, mas porque o Vaticano é cunhado a ouro, prata e rubis?

Coisa que eu nunca entendi, foram as Cruzadas. Pessoalmente acredito que foi apenas uma forma de extender a pirataria para a terra. Porque inicialmente as Cruzadas tinha o objetivo de proteger os fieis com destino a Terra Santa e depois foi uma forma de pilhar e adquirir despojos para a Igreja.

Mas com certeza a coisa mais babaca sem nexo foi a Santa Inquisição, mas precisamente a Espanhola.

Se alguem souber me explicar como uma ordem, que julga impunimente pessoas que eles consideravam bruxas, pode ser santa, eu acho que prefiro continuar minha vida da forma que tenho vivido. E como tenho vivido...

Romulo ao ver um grupo de padres indo na direção da faculdade.

5 comentários:

Nany Rabello' disse...

sabe oq eu tenho a dizer dobre certas religiões? são pura HIPOCRISIA. mas acho q vc já sabia disso ... (;

Sergio Cabral disse...

Eu sempre acreditei que as religiões eram formas dos reis conseguirem poder com as crenças. Isso na era medieval funcionou. Sou católico, mas eu acredito que metade, ou mais um pouco das histórias da Bíblia, são apenas para promover esta. Na boa, eu acredito em Deus, mas as vezes eu me pergunto se a "vinda" de Jesus é verídica, ou não. Até porque, a bíblia foi escrita muito tempo depois desta, portanto, pode ter vindo ou não, e se veio, fez o que fez? E se fez, eram milagres ou magia? Bruxaria? Quem sabe, ng estava lá para provar... e os que estavam, apenas estavam...

gério disse...

Bom post.
Bom também sou católico só que não praticante e com tempo comecei a perceber que santo realmente não existe( sim sou burro ). Apesar que estava lendo uma vez que isso é uma cultura da igreja católica e fazer o quer?
Agora já tenho minha visão sobre isso e algumas religiões.

Nota: Votei nesse tema toda vez que entrei no blog.

Anônimo disse...

Romulo...
Eu não acredito em ‘religião’, acredito em FÉ.
Já tive inúmeras demonstrações na minha vida de que ‘não estamos sós’.
Se é Deus ou outro nome que se dê a essa energia que sentimos, mas que não vemos, eu não sei.
E acredito numa fé conquistada, não a ensinada.
Gente que diz que acredita em Deus porque ‘acredita’ e pronto...Que tem certeza das histórias escritas por homens, pra mim não tem fé, tem ‘costume de acreditar no que os outros dizem’.
Se vivem felizes assim, tudo bem...Agora quando fazem da vida de outros um ‘inferno’ com suas ‘certezas’, aí eu praticamente abomino.
Eu não posso falar de outras religiões porque fui criada dentro da igreja católica, mas pelo que leio ou ouço das outras, mudam detalhes, mas não a essência, continuam sendo leis ou dogmas dos homens creditados a Deus e outros, dependendo da religião.
Pra começo de conversa, já começo não entendendo tanta ostentação do Vaticano quando tem seus alicerces num menino nascido numa mantedora, honesto, mas pooooooobre como o que,

E guerras santas...ou santas inquisições são os piores pecados saídos das bocas de quem mata, rouba, aniquila, se proclamam os representantes da voz de Deus...de Alá e só fazem justamente o oposto do que pregam que eles faziam.

Enfim...
Exorcizado eu não sei se vc vai ser...
Até porque agora a moda é excomungar os ‘filhos de Deus’ que vão contra as ‘ leis Dele...OPS...’deles’.

Aliás, meio ‘estranho’ isso né não?
Quer dizer que o PAI, quando seu filho não faz o que ele manda, vira as costas pra esse filho? Só quer por perto filhos obedientes, que só dizem ‘literalmente’ amém pra tudo que DIZEM que ele disse?
Bom, não sei vcs...Mas se DEUS agir realmente assim, sou eu que não quero tê-lo como PAI.
E pra ser franca, acho que ele é um PAI muuuuuuuuuito tolerante.
Tanto que deixa tantos filhos, alguns chamados de padres, falarem tanta besteira em nome dele e nem assim manda um raio em cima deles.
E segundo eles, poder pra isso ele teria.

Então...Quer PAI mais paciente que DEUS?

Rs...Esse é um comentário maior que MUITO post........rsrs

Bjo

Atrê

@Mr_Vorian disse...

Vamos ao achismo de meu ser:
Se dinheiro salvasse, nao seria criado pelo Homem.

PLATAO disse tudo que as igrejas fazem e falam hoje: 'se afastar dos prazeres carnais aproximaria vc do mundo das ideias, no qual tudo lá é perfeito'. OMG! nao parece muito com o que as igrejas dizem hoje? :D

E mais: Se uma Igreja mata, como pode pregar o perdao?

Agora, só acredito em Deus(que nunca falou cmg via telecinese) e no bem que fazemos para as pessoas.