17 de mai. de 2009

Como Terminar Um Relacionamento?

Pois bem, a situação é normal; o relacionamento estava com uma vibração estranha e então o pensamento inevitável passa pela sua mente: não está dando certo e deve ser melhor romper logo.

Isso acontece tanto para homens quanto para mulheres e a freqüência disso é maior que as pessoas costumam acreditar.

E a pergunta é: como terminar esse relacionamento?

Não sou nenhum Guru do Amor ou Hitch, mas algumas situações na minha vida me permitem falar um pouco sobre o assunto.

Não existe uma formula para isso, mas existe um manual de boas maneiras para não atolar o pé na lama e ser tachado de cafajeste. E são algumas dicas sobre isso que eu vou transcrever abaixo, até porque quanto mais tempo você dispuser em um relacionamento ‘perneta’, mas tempo estará perdendo e poderá estar deixando a oportunidade de ser realmente feliz.

O que não deve fazer:

1- Desculpa fajuta e/ou esfarrapadas

Nada é pior para ambos do que uma desculpa fajuta. Inventar situações para deixar de vê-la é agir como um canalha. A honestidade pode ser cruel, mas depois vai doer menos do que ter inventado algo de mau gosto. Quem fala a verdade não merece castigo.

2- Bancando o cafajeste

Deixar vestígios e/ou provocar briguinhas de forma idiota não é digno e sendo assim não tem valor real. A menos que você queira realmente sair como o filho da puta da historia, ignore essa dica; caso contrário seja verdadeiro.

3- A ultima vez

Por mais que esteja acabado, sempre sentimos saudades das pessoas que já passaram pela nossa vida, nem que seja pela amizade cultivada durante o relacionamento. E é nesse momento que acontece a maior pisada de bola: a ultima vez. E se é para terminar que seja em um local idôneo e não na cama, carro, banheira ou em um quarto de motel.

Nós homens conseguimos diferenciar o nosso pênis do nosso sentimento; mas as mulheres tendem a romantizar. Então uma ultima transa não é visto como uma despedida, até porque se o sexo está bom, há uma possibilidade de imaginar que o relacionamento também esteja. Sendo assim, nada de uma ultima vez; é maldade demais para um coração e não vale à pena machucar tanto assim.

4- Fugindo da raia

Se for para acabar com o relacionamento que seja direto, melhor do que ficar fazendo rodeios, como se atolar de trabalho, desaparecer no vento ou pedir um tempo. No primeiro caso, hoje em dia não é apenas o homem que tem afazeres e se ela for altamente compromissada com o trabalho, talvez nem note que você está fugindo dela se entupindo de trabalho.

Desaparecer no vento pode fazer com que ela entender o que está acontecendo, mas estará agindo como um moleque. Será que vale a pena?

Pedir um tempo é uma forma de dizer que acabou o relacionamento, sendo assim, por que não ser honesto e falar logo de uma vez?

5- Invertendo o jogo e/ou sendo dramático

Alguns homens (na verdade a maioria deles) têm a idéia de que se assumir a culpa da situação, vai ser melhor. LEDO ENGANO. O famoso “não é você, sou eu!” é a coisa mais idiota a ser feita, porque você vai dizer “n” coisas que para ela é mais do que o suficiente para continuarem juntos. Se for para fazer isso é mais fácil dizer logo para ela que você é um filho da p..

Mas pior do que isso, só a inversão do jogo. Dizer a ela que a mesma é a culpada de tudo, que ela não compreende você, que não te aceita. Não é justo fazer ela se sentir culpada pelo relacionamento não ter dado certo. Num relacionamento, a culpa é 50% para cada lado. Pense nisso.

Amenizando a dor, como fazer:

1- A verdade é o caminho

Frases como “não dá mais”, “o amor acabou” ou “não dá mais certo”, pode parecer cruel a primeira vista, mas é mais sincero do que qualquer desculpa fajuta. Seja sucinto e direto, pois assim vai machucar menos. Não precisa agir como um troglodita, até porque você não foi forçado a nada e se divertiram juntos. Seja amável, carinhoso e respeitador, até porque construíram uma historia.

2- Terminem com olhos nos olhos

MSN, Orkut, e-mail, SMS, telefone. Ferramentas de interatividade entre as pessoas e ferramentas mais do que necessárias hoje em dia. Mas não é por isso que você vai usar para terminar o relacionamento. Se ela mora em outro cidade, município, estado, região, país ou em outro continente, independente disso, seja pelo menos honrado e termine olhando dentro dos olhos. Não é porque o sentimento morreu que tenha que morrer o respeito.

3- O momento certo

Está se aproximando uma comemoração importante, seja aniversario, data comercial ou algum outro evento importante, em suma, um péssimo momento para terminar. Ano-Novo; Natal; aniversario de namoro; Dia dos Namorados ou aniversario de uma das partes, são datas em que existe uma maior aproximação e isso pode ser um problema. Mas deixar para depois pode ser mais desonesto ainda. Seja esperto e fique de olho no calendário.

3 comentários:

Ella ABp disse...

Você podia ter postado isso no dia 17/3/08 ajudaria bastante... Apesar de já ter aprendido algumas coisas que vc citou aqui, eu nao teria cometido algumaS dessaS besteiraS( no plural mesmo) com o Glauco... Maaas... Não adianta chorar pelo leite esbugalhado...
Errrr.... =S Águas passadas não movem hidrelétricas... =S²
Esqueça!

Sabe, eh melhor, terminar um mês antes pelo menos do aniversário pra não dar problema... A pessoa não foi idiota pra estragar o seu aniversário e nem falsa para fingir que estava tudo bem...

Anônimo disse...

'pedir um tempo é uma forma de dizer que acabou o relacionamento, sendo assim, por que não ser honesto e falar logo de uma vez'

Sabe que eu sempre me pergunto se não tem situações onde DAR um tempo é examente isso...DAR UM TEMPO?
Acho que as vezes um tempo pra pensar, pra reavaliar a situação...pra ver de longe o quanto o outro nos faz falta pode ser bom...
Difícil é entender isso quando NÃO somos nós que pedimos o tal tempo, claro...rs

Cada dia que passa fica mais LOCO isso de FIM de relacionamento. É um tal de terminar por e-mail...por celular...scrap no orkut.

COMIGO nunca aconteceu, mas eu acho que se um cara termina comigo assim, mesmo eu sabendo que foi melhor mesmo ele ter terminado logo, eu ainda assim dava uns tapas nele...
IMAGINA nem ter a consideração de dizer 'acabou' pessoalmente.
é o que vc disse: Não é porque o sentimento morreu que tenha que morrer o respeito.

Verdade que é difícil deixar o outro ir quando ainda o queremos por perto. Nem sempre o 'se ele não me quer, EU também não o quero'.

NOSSA já vi homem chorando...Pedinho pra namorada não o deixar....
E ela indo embora e o cara ali...de joelhos, chorando igual criança.
Bom mesmo se o amor acabasse pros dois...

E é verdade que tem frases que soam quase que 'cruéis'...mas também acho que é MUITO pior dar 'esperanças' de que só tá precisando de um tempo ou algo do tipo.
Acabou. termina.
MAS seja educado, por favor.

O outro vai chorar...fazer escândalo? provavelmente.

Mas tu já ta dando o fora né? CUSTA deixar o outro pelo menos chorar, custa???

bjos...saudades dos nossos papos estilo 'jornal da manhã'

Anônimo disse...

Gostei de sua reportagem. Foi muito útil para mim.
Um abraço.